segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pensamentos filosóficos

Prossigo a "elaboração" do blog com pensamentos filosóficos "úteis": O elemento primordial e indispensável para fazer filosofia é... a comida, sim, a comida, pois só se pode pensar e consequentemente filosofar de barriga cheia; Nas populações que sofrem com a subnutrição não existem filósofos nem consciência filosófica, pois existem preocupações mais “reais”;
Eu aborreço-me muitas vezes com os meus pais, mas a razão pela qual estou a escrever estes pensamentos é porque eles fornecem-me alimentos que me alimentam e me “fazem filosofar”, contudo, aborreço-me muitas vezes com eles... é difícil explicar.(A minha mãe acaba de me trazer chá e um bolo); são os tais elementos principais da filosofia: os alimentos.

- Mente livre

«Podem prender o nosso corpo, mas não podem prender a nossa mente»; pode ler-se numa parede num bairro social na arrentela, margem sul, cuja maior parte dos habitantes é de origem africana; pensando nessa frase dou-me conta que esta é “correcta”, por assim dizer, e concordo plenamente com a mesma- o nosso eu físico pode estar num determinado local a ser sujeito a todas as provações mas o mesmo não acontece com o nosso eu psico-mental. A vida

O que normalmente designamos como vida, pode ser entendido como que uma projecção de conceitos e experiências de vários tipos postos em prática por nós e uma troca entre todos os seres desses mesmos conceitos e experiências; durante essa troca por vezes ficamos cegos e completamente obcecados pelo chamado Poder, seja ele físico, psicológico, social, e principalmente económico e/ou financeiro ou de qualquer outro tipo e isso nos faz combater de forma desnecessária* e com resultados imprevisíveis; pois como já dizia Maquiavel: « Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição».
*- “Para quê tanta violência, para quê tanta guerra, mais tarde ou mais cedo todos somos levados da terra”. Ser e/ou estar

O ser e o estar podem ser conceitos iguais e/ou diferentes: se o que somos é representativo do lugar onde estamos e se o lugar onde estamos representa o que realmente somos e a nossa personalidade.


Quando olhamos para algo, estamos a ver uma determinada coisa, mas se outros olharem para esse mesmo algo, irão ver outra coisa: a interpretação dos factos é pessoal- por vermos uma coisa de uma forma, não significa que todos olhem para essa coisa dessa mesma forma. A ambição é boa até certo ponto, mas a uma determinada torna-se como a água do mar: quanto mais bebemos, mais sede temos.

Somos cegos no que toca á amabilidade, caridade, Inter-ajuda, amizade, gratidão e em todas as ocasiões nobres moralmente, mas quando se passa á superioridade e ao dinheiro, ficamos com os olhos bem abertos

Algumas pessoas passam a vida sem nunca levantar os olhos do chão. Outras sonham em voar. Joanne Harris

No dia-a-dia pensamos no que fazemos?

O homem é o ser que pensa ser? Será mesmo? A maior lição que a história nos deu, foi a de que ninguém aprendeu as suas lições
(não me lembro do bacano que escreveu isto- veio no destak de ontem)

Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência

Quando se mata uma pessoa, é-se assassino, quando se mata milhares, é-se aclamado como um herói A única coisa que o mal necessita para triunfar, é que os bons homens nada façam
Edward Harris

Confrontos étnicos na quinta da fonte- A estupidez e a perigosidade humana no seu melhor

Um defeito habitual do homem é não prever a tempestade em tempo de bonança
Nicolau de Maquiável

Somos a mesma pessoa que éramos há dois segundos atrás?

É verdadeira a nossa amizade quando necessitamos dela para nosso proveito e ajuda

Ó sentimento, cresce e apareçe!! Senão permaneces eterna criança ingénua e inocente O ancião deu um papel com uma mensagem ao jovem e pediu-lhe que só o abrisse quando ele estivesse tão feliz como nunca mais achasse que iria estar ou tão triste como nunca mais achasse que iria estar. O que estava lá escrito? «isso também passa...»

Sem comentários:

Enviar um comentário